Lista de Membros de Dispute Boards

Presidentes de Dispute Boards

1 – Augusto Barros de Figueiredo e Silva Neto: Augusto Barros de Figueiredo e Silva Neto é Diretor Regional para a América Latina da Dispute Resolution Board Foundation (DRBF), Diretor de Dispute Boards no CBMA, membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr) e do Instituto Brasileiro do Direito da Construção (IBDiC). Advogado, árbitro, mediador e com atuação em Dispute Boards, é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Master in Business Economics (MBE) pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), obteve um mestrado acadêmico em Direito Internacional Privado e do Comércio Internacional pela Universidade de Paris 1 ( Sorbonne ) e um mestrado profissional em Global Business Law no Instituto de Ciências Políticas de Paris (Science Po).É sócio de Augusto Barros de Figueiredo Advogados, advogando na área de Prevenção e Resolução de Disputas, de Infraestrutura e Construção, autor do Projeto de Lei nº 9883/2018, atualmente em tramitação na Camara dos Deputados e dos enunciados sobre dispute Boards aprovados na I Jornada de Prevençao e Solucao Extrajudicial de Conflitos do Conselho da Justiça Federal. Trabalhou também no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como Head da área de Prevenção e Resolução de Disputas e como Gerente Jurídico de Infraestrutura, no Banco Itaú Unibanco e na IBM.

 

2 – Fernando Marcondes: representa clientes nacionais e estrangeiros em operações de grande porte envolvendo obras de infraestrutura, industriais e edificações, gerenciamento jurídico de contratos de construção, negociações e solução de controvérsias. Atuou e atua como árbitro em diversos procedimentos que versam sobre obras de infraestrutura e mineração. É fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC). Presidente do Comitê de Direito da Construção da OAB/SP. Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura da OAB/RJ. Membro do Conselho Superior da Indústria da Construção da FIESP. Membro da Society of Construction Law (UK), da Dispute Resolution Board Foundation (EUA) e do Comitê Brasileiro de Arbitragem. Conselheiro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia de São Paulo. Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado na mesma área pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).



3 – Victor Madeira: Victor Madeira Filho é sócio fundador e coordenador da área de construção e infraestrutura do escritório Madeira Valentim & Alem Advogados, atuante há 20 anos em tais áreas na assessoria legal a empresas dos setores de logística, mineração, siderurgia, energia, cimentos e construção civil. É especialista em obras no setor da construção civil (contratos, gestão de pleitos, obtenção de licenças e autorizações, mediações, Dispute Boards, arbitragens e ações judiciais complexas), tanto no âmbito privado quanto no âmbito público (licitações públicas e PPPs). Atou na área de infraestrutura e construção dos escritórios Pinheiro Neto Advogados e Peckar & Abramson, bem como coordenou a área jurídica de infraestrutura e construção da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional



4 – Ricardo Medina: Advogado atuante na área de arbitragem e solução de disputas no ramo da infraestrutura e construção, Ricardo Medina é o principal sócio do escritório Toledo Marchetti em procedimentos alternativos de resolução de disputas, notadamente os conselhos de resolução de disputas e arbitragem, atuando também como árbitro. Ele representa clientes nacionais e internacionais em grandes operações envolvendo projetos de infraestrutura (portos, usinas, rodovias, metrôs, refinarias, etc). Presta serviços relacionados à gestão jurídica de contratos de construção e atua em negociações com partes públicas e privadas. Autor da Lei Municipal nº 16.873/2018, que regula a utilização de Dispute Boards (Comitês de Prevenção e Solução de Disputas) no Município de São Paulo, e do Projeto de Lei nº 206/2018, atualmente em tramitação no Senado Federal.
 

Membros Técnicos de Dispute Boards

Para Membros Técnicos de Dispute Boards recomendamos a consulta às listas da Dispute Resolution Board Foundation (DRBF), disponíveis na página http://www.drb.org/?s=&m=true. Solicitações de indicação para a nomeação de membros poderão ser feitas ao CBMA, na forma prevista no Anexo I do Regimento de Custas de Dispute Boards.

 

FUNDADORES
Rua Candelária, nº 9, Gr. 803 — Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20091-904
Tel.: +55(21) 2233-9974 / +55(21)2223-0194
E-mail: cbma@cbma.com.br
Horário de Atendimento: 10:00h às 17:30h
Desenvolvido por:
Desenvolvedora do Site