CBMA em Foco
Diretor de Dispute Boards do CBMA dá entrevista ao Valor Econômico
CBMA em Foco - Publicado em
O nosso Diretor de Dispute Boards, Felipe Varela, deu entrevista ao Valor Econômico sobre o aumento do uso de comitês especializados.
O diretor destaca que esses comitês vêm sendo cada vez mais utilizados por empresas, principalmente em contratos privados. Além disso, ele aponta a nossa estimativa de existirem cerca de 40 dispute boards ativos no Brasil atualmente.
Essa opção chama a atenção entre os métodos alternativos pela sua prevalência do aspecto técnico de quem vai analisar a disputa.
"Os dispute boards têm a peculiaridade de serem formados tanto por advogados, quanto por arquitetos, engenheiros, pessoas que vão olhar para uma obra e saber resolver o conflito com viés técnico. Isso dispensa a contratação de perito."
Felipe também ressalta a vantagem de não ter que paralisar uma obra em caso de divergências, já que terá um profissional especializado à disposição para prevenir e resolver disputas.
"Se tiver algum conflito maior, ele pode ficar para a arbitragem depois."
Além da fala do nosso diretor, a matéria destaca que, apesar da prevalência no setor de construção e infraestrutura, o CBMA também adota dispute boards em outras áreas, como a esportiva.
Quer conferir todos os eventos e novidades do CBMA? Então, siga as nossas redes sociais:
Instagram: @cbma.oficial | Facebook: /cbma.oficial | Linkedin: CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem